segunda-feira, 22 de junho de 2026

Aviso de Reunião Central de Associações Rurais de Cuiabá dia 28/06/2026

A Central de Associações Rurais do Município de Cuiabá convida presidentes de associações, lideranças comunitárias, produtores rurais e demais representantes da região para participarem de uma importante reunião de alinhamento e fortalecimento das ações em defesa dos interesses das comunidades rurais.

📅 Data: 28 de junho de 2026 (domingo)

🕗 Horário: 08h00

📍 Local: Associação dos Pequenos Produtores do Rio dos Couros

Pauta:

Norteamento político e institucional das comunidades rurais de Cuiabá;

Definição de estratégias para fortalecimento da representatividade regional;

Discussão de demandas prioritárias das associações e comunidades;

Planejamento de ações conjuntas visando o desenvolvimento rural sustentável.

Sua participação é fundamental. Vivemos um momento que exige união, organização e diálogo entre as lideranças rurais para que possamos construir uma representação forte, legítima e capaz de defender os interesses coletivos junto aos poderes públicos. Este encontro será uma oportunidade para traçarmos diretrizes, fortalecer parcerias e estabelecer metas que contribuam para o desenvolvimento das comunidades rurais, garantindo mais voz, oportunidades e qualidade de vida para todos.

Contamos com a presença e o compromisso de cada liderança neste importante momento de construção coletiva do futuro da nossa região.

Atenciosamente,

Diretoria da CAR-CBA

Central de Associações Rurais do Município de Cuiabá



Nota de Falecimento Ivan de Figueiredo Matos Tavares

Coxipó do Ouro se despede de uma de suas grandes lideranças históricas comunitárias

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Ivan de Figueiredo Matos Tavares ocorrido no dia 20 de junho de 2026, aos 90 anos de idade. Nascida em em Poconé/MT, dia 26 de outubro de 1935, Dona Ivan deixa um legado de amor, dedicação à família, fé cristã e inestimáveis serviços prestados à comunidade do Coxipó do Ouro.

Casada com o saudoso Francisco Matos Tavares (in memoriam) que nasceu em Crato/CE, A história de Dona Ivan de Figueiredo Matos Tavares está intimamente ligada à trajetória profissional de seu esposo. Em 1955, o Sr. Tavares iniciou sua carreira no Banco do Brasil, instituição na qual construiu uma respeitada vida profissional.

Ao longo dos anos, a família viveu em diversas cidades acompanhando as transferências do banco. Em 1960, residiram em Presidente Venceslau/SP. Em 1963, chegaram a Rondonópolis/MT, participando da fase de implantação da agência do Banco do Brasil no município. Em 1967, a família transferiu-se para Martinópolis/SP, seguindo posteriormente para Jacareí/SP, em 1970.

No ano de 1976, estabeleceram residência em São José dos Campos/SP, cidade onde Francisco Matos Tavares encerrou sua carreira profissional e conquistou sua honrosa aposentadoria. Posteriormente, a família morou em Campinas/SP, período em que os filhos já buscavam sua formação acadêmica em diferentes regiões do país.

Em 1979, os caminhos da educação levaram os filhos para diferentes cidades brasileiras. Paulo Tavares ingressou na faculdade em Machado/MG, Roberto estudava no Rio de Janeiro/RJ, Francisco em São Paulo/SP e Laura em São Carlos/SP. Enquanto incentivavam a formação dos filhos, Dona Ivan e o Sr. Tavares continuavam cultivando os valores de união familiar, honestidade, trabalho e solidariedade.

Em 1987, motivados pelo nascimento do primeiro neto e pelo desejo de retornar às suas raízes mato-grossenses, o casal voltou para Cuiabá. Inicialmente residiram Capital de MT. posteriormente em Chapada dos Guimarães e depois, escolheram o histórico distrito do Coxipó do Ouro para viver.

Foi no Coxipó do Ouro que Dona Ivan e Francisco Matos Tavares encontraram seu verdadeiro propósito comunitário. Com a vasta experiências em diferentes cidades que moraram, tornaram-se protagonistas do desenvolvimento local, dedicando-se às causas sociais, religiosas e comunitárias que beneficiaram inúmeras famílias e ajudaram a transformar a realidade da região.

Encantados pela hospitalidade, pelas tradições e pela riqueza histórica da comunidade, Dona Ivan e o Sr. Tavares passaram a dedicar suas vidas ao desenvolvimento social, religioso e comunitário da região, tornando-se referências de cidadania e solidariedade.

Entre os anos de 1996 e 1999, Dona Ivan exerceu a função de Presidente da Associação de Moradores do Coxipó do Ouro (AMCO), período em que liderou importantes conquistas para a população. Destaca-se sua luta pela implantação do sistema de abastecimento de água tratada através da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Coxipó do Ouro, benefício que até os dias atuais atende a comunidade por meio da concessionária responsável pelo serviço. Uma conquista histórica construída com a participação e dedicação do casal Tavares.

Sua atuação sempre esteve voltada para as pessoas. Com atenção especial à juventude, aos idosos e a religiosidade. Aos jovens promovia passeios educativos para estudantes da Escola Nossa Senhora da Penha de França, organizando visitas ao zoológico, praças, locais históricos, encontros culturais, grupo de dança de siriri e atividades de integração social. Também desenvolvia ações voltadas à conscientização sobre os riscos das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis, acreditando que a educação era o caminho para um futuro melhor.

Sua dedicação também alcançou os grupos da terceira idade. Com grande capacidade de articulação, organizava viagens, encontros, eventos e atividades culturais para os idosos do Coxipó do Ouro, Arraial dos Freitas e São Jerônimo, buscando parcerias junto à Prefeitura de Cuiabá e outras instituições para garantir a participação desses grupos em atividades realizadas na capital.

Dona Ivan também possuía forte atuação religiosa. Fez parte da coordenação da centenária Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Coxipó do Ouro, considerada a mais antiga da capital mato-grossense, ao lado de importantes membros da comunidade: Lúcia Pedroso Alves, Dona Otília Rodrigues de Oliveira, Gregório Fernandes Pedroso, Maria Lúcia A. Caajiwara, Lia Suzana Skolaude da Silva, José Marcos Santos da Silva, Francisco Matos Tavares e Luís Bento de Amorim (Tico).

Nos chamados "tempos de ouro" da Festa do Senhor Divino, participou ativamente da organização das celebrações religiosas, peregrinações e atividades comunitárias. Sua residência era conhecida pela bela decoração temática durante as festividades religiosas, sempre ornamentada com as cores dos santos da época: vermelho e branco para o Divino Espírito Santo, azul e branco para São Benedito e rosa e branco para Nossa Senhora do Rosário.

Mulher de coração generoso, ajudou inúmeras famílias em momentos de dificuldade, seja por meio de ações sociais, orientação, indicação de empregos ou auxílio direto àqueles que mais necessitavam. Sua preocupação com o bem-estar coletivo transformou vidas e fortaleceu os laços comunitários.

Ao longo de sua trajetória, Dona Ivan conquistou o respeito, a amizade e a admiração de gerações de moradores. Sua história se confunde com a própria história recente do Coxipó do Ouro, deixando marcas permanentes de trabalho, fé, solidariedade e amor ao próximo.

Ao passar dos anos, por conta da elevada idade, voltaram a moram em Cuiabá, voltando para a proximidade da família até o seu falecimento.

Em emocionante despedida, sua filha Laura Tavares expressou o sentimento da família:

"Hoje me despeço da minha mãe. Entrego a Deus essa mulher que viveu sua vida com muito amor. Por sua família dedicou sua vida. Foi uma mãe feroz, dedicada, amorosa e exemplo. Esposa parceira, companheira e fonte de inspiração. A perda será duramente sentida. Vá com Deus. Estaremos em paz. Sua missão por aqui se encerrou. Te amo, mãe."

Neste momento de dor, familiares, amigos e toda a comunidade do Coxipó do Ouro unem-se em oração, agradecendo a Deus pela vida exemplar de Ivan de Figueiredo Matos Tavares, cuja memória permanecerá viva no coração de todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-la.

Descanse em paz, Dona Ivan. Sua história e seu legado jamais serão esquecidos.

 





Fonte de pesquisas: moradores Lucia Pedroso Alves, Antonio Vergilio da Silva, Thiago Pedroso e filho de dona Ivan: Paulo Tavares. 





quinta-feira, 18 de junho de 2026

Ponte de Ferro do Coxipó do Ouro: um patrimônio histórico que merece ser preservado

Estrutura centenária da Ponte de Ferro poderá ser revitalizada após indicação apresentada por deputado

Entre as paisagens históricas que marcaram o desenvolvimento da região do Coxipó do Ouro, poucas construções carregam tanto simbolismo quanto a antiga Ponte de Ferro localizada às margens da MT-402 e 030. Mesmo após décadas de existência e da ação do tempo, sua memória permanece viva entre moradores, visitantes e famílias tradicionais que ajudaram a construir a história da comunidade.

Construída no final do século XIX, durante um período de expansão das obras de infraestrutura em Mato Grosso, a ponte representa um dos mais importantes marcos do patrimônio histórico regional. Sua estrutura metálica segue os padrões de engenharia adotados na Europa naquele período, utilizando materiais e técnicas construtivas semelhantes às grandes obras metálicas da época, entre elas a famosa Torre Eiffel, em Paris.

Em uma época em que praticamente não existiam estradas e o transporte era realizado por tropas, charretes, embarcações e posteriormente, pelos primeiros veículos que chegaram ao interior mato-grossense, a Ponte de Ferro tornou-se fundamental para a integração das comunidades rurais e para o escoamento da produção da região.

Ao longo de mais de um século, a estrutura testemunhou a passagem de gerações de moradores, trabalhadores rurais, garimpeiros, comerciantes, religiosos e viajantes que ajudaram a formar a identidade cultural do Coxipó do Ouro. Cada travessia representava não apenas um deslocamento, mas um elo entre famílias, histórias e sonhos.

Os moradores mais antigos ainda recordam dos tempos em que a ponte fazia parte da rotina da comunidade. Muitos contam histórias sobre viagens difíceis pelas estradas de terra, períodos de cheia dos rios e a importância da travessia para o acesso à capital e às localidades vizinhas.

Com o passar dos anos, a antiga estrutura sofreu os efeitos naturais do tempo e acabou não resistindo à sua longa trajetória. Embora os registros oficiais sobre o episódio sejam escassos, relatos preservados pela tradição oral da comunidade indicam que a ponte veio a ruir em meados de 1994, permanecendo até hoje como uma das lembranças mais marcantes da história regional.

 

Mesmo sem cumprir mais sua função original, a Ponte de Ferro continua despertando admiração. Suas ruínas e sua história representam um valioso patrimônio cultural que remete ao período em que Mato Grosso iniciava sua modernização e buscava superar os desafios geográficos que dificultavam a comunicação entre as comunidades.

Reconhecendo essa importância histórica, cultural e turística, o deputado estadual Eduardo Botelho apresentou a Indicação nº 1821/2026 ao Governo de Mato Grosso e à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), solicitando a realização de estudos técnicos para a revitalização, restauração e preservação da Ponte de Ferro da MT-402.

A proposta busca transformar o local em um espaço de valorização da memória regional, incentivando o turismo histórico, a educação patrimonial e o fortalecimento da identidade cultural da comunidade. Entre as possibilidades estão a recuperação dos remanescentes da estrutura, implantação de sinalização histórica, espaços de contemplação e inclusão da ponte em roteiros turísticos da região.

A iniciativa surge em um momento oportuno, quando o Coxipó do Ouro volta a ganhar destaque com os investimentos em infraestrutura e a valorização de seu potencial turístico, histórico e cultural.

Mais do que recuperar uma antiga estrutura metálica, a preservação da Ponte de Ferro significa manter viva a memória dos homens e mulheres que ajudaram a construir a história desta terra. Significa honrar os pioneiros que abriram caminhos quando ainda não havia estradas, preservar um legado para as futuras gerações e reafirmar o orgulho de pertencer a uma das regiões mais tradicionais de Mato Grosso.

Atualmente, a travessia é realizada por uma ponte de concreto construída para atender o fluxo da MT-402 e MT-030. Apesar da importância da obra para a mobilidade da região, a estrutura possui apenas uma pista de rolamento, permitindo a passagem de veículos em apenas um sentido por vez. A situação exige atenção constante dos motoristas e frequentemente gera transtornos, especialmente nos horários de maior movimento, quando veículos vindos dos dois lados precisam aguardar para realizar a travessia com segurança.


Com a recente pavimentação asfáltica e o aumento significativo do fluxo de veículos na região, sendo trajeto que virou rota de Cuiabá para Chapada dos Guimaraes e região do Araguaia de MT, a necessidade de ampliação da capacidade da ponte tornou-se ainda mais evidente. Moradores, produtores rurais, turistas e trabalhadores que utilizam diariamente a rodovia convivem com os desafios provocados pelo estreitamento da passagem.

Durante a inauguração das obras de pavimentação da MT-402 e MT-030, Otaviano Pivetta, Governador de Mato Grosso informou à comunidade que a duplicação da ponte está prevista para ocorrer em breve, acompanhando o crescimento da região e a nova realidade de tráfego proporcionada pelo asfaltamento da rodovia. A expectativa é que a obra proporcione mais segurança, fluidez e conforto para quem utiliza o acesso ao Coxipó do Ouro.

Enquanto a população aguarda a concretização desse importante investimento, permanece viva a esperança de que a região possa, ao mesmo tempo, avançar em infraestrutura e preservar sua história. A futura duplicação da ponte moderna e a recuperação da antiga Ponte de Ferro representam duas ações complementares: uma voltada para o futuro e outra dedicada à preservação da memória de um dos mais importantes patrimônios históricos do Coxipó do Ouro.

A história de um uruguaio que ajudou a construir pontes e formou uma família no Coxipó do Ouro

Entre as histórias preservadas pela memória dos moradores da região, uma das mais marcantes é a do Sr. Romeu Lucialdo, uruguaio que chegou a Mato Grosso no final do século XIX para trabalhar na construção das pontes metálicas que se tornariam marcos históricos da Baixada Cuiabana.

Segundo relatos de familiares e descendentes, Romeu Lucialdo atuava como administrador das obras das pontes de ferro construídas nos distritos: do Coxipó da Ponte, do Coxipó do Ouro e da Nossa Senhora da Guia. Sua função exigia constantes viagens entre a América do Sul e Mato Grosso, sendo responsável pelo acompanhamento da chegada de peças e materiais utilizados nas construções metálicas que seguiam os modernos padrões de engenharia da época.

Foi durante uma dessas viagens e permanências em Mato Grosso que Romeu conheceu a jovem Cecília de Freitas, integrante de uma das famílias tradicionais da região. O encontro deu origem a uma história de amor que acabaria contribuindo para a formação de uma das famílias mais conhecidas do Coxipó do Ouro.

Do casamento nasceram cinco filhos: Agredino Freitas Lucialdo, Tarquino Freitas Lucialdo, Mencia Freitas Lucialdo, Elio Freitas Lucialdo e Leonel de Freitas Lucialdo, descendência que ajudou a perpetuar o sobrenome Lucialdo e fortalecer os laços familiares na região.

A família de Dona Cecília possuía raízes profundas na comunidade. O sobrenome Freitas tornou-se referência histórica local, dando origem ao tradicional Arraial dos Freitas, localidade que até hoje preserva a memória dos pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento do Coxipó do Ouro e arredores.

Infelizmente, Romeu Lucialdo faleceu ainda jovem, não tendo a oportunidade de acompanhar toda a transformação proporcionada pelas obras das quais participou. No entanto, seu legado permanece vivo tanto nas histórias contadas pelos descendentes quanto na memória das antigas pontes que ajudou a erguer.

Neste contexto, a antiga Ponte de Ferro do Coxipó do Ouro não representa apenas uma obra de engenharia. Ela simboliza também a trajetória de homens e mulheres que deixaram suas terras de origem, enfrentaram enormes desafios e ajudaram a construir a infraestrutura que possibilitou o desenvolvimento da região.

Três pontes que marcaram uma época

Relatos históricos apontam que as pontes metálicas construídas no final do século XIX na região do Coxipó da Ponte, Coxipó do Ouro e Nossa Senhora da Guia integravam um importante projeto de infraestrutura para Mato Grosso. Produzidas segundo os padrões tecnológicos mais avançados de sua época, essas estruturas metálicas tornaram-se símbolos do progresso e da integração regional.

A primeira dessas pontes completa, em 20 de junho de 2026, 129 anos de sua inauguração, marco histórico que relembra a ousadia dos engenheiros, trabalhadores e administradores que participaram desse grandioso empreendimento. Mais de um século depois, essas obras continuam despertando admiração e reforçando a importância da preservação da memória e do patrimônio histórico mato-grossense.

As Pontes de Ferro não são apenas uma obra de engenharia. Ela são um monumento à memória, à perseverança e à história de um povo que jamais esqueceu suas raízes.

Porque uma ponte não une apenas margens. Ela une histórias, famílias, gerações e sonhos.





terça-feira, 16 de junho de 2026

XI Confraternização da Equipe Santa Cruz reúne esporte, humor e emoção no Arraial dos Freitas

O tradicional evento esportivo e festivo do Arraial dos Freitas voltou a movimentar a comunidade no último sábado 13 de junho de 2026. A XI Festa de Confraternização da Equipe Santa Cruz, organizada por Edson Miranda de Oliveira, reuniu moradores, visitantes, familiares e amigos para mais uma edição do irreverente confronto entre “As Cachorras” (casados) e “As Piranhas” (solteiros).

Realizada a partir das 15 h, a confraternização contou com muita diversão, música ao vivo, integração comunitária e principalmente o tradicional jogo de futebol em que os participantes entram em campo caracterizados com fantasias femininas, garantindo momentos de descontração e muitas risadas ao público presente.

Dentro das quatro linhas, o placar final apontou vitória dos solteiros: As Piranhas 4 x 1 As Cachorras em mais um capítulo da divertida rivalidade que já se tornou uma das marcas registradas do evento.

Além da disputa esportiva, houve a tradicional premiação das fantasias que mais se destacaram durante a confraternização:

🏆 A Mais Bonita: Guilson Souza Santos, R$200,00 E UM TROFÉU

🏆 A Mais Animada: Maycon Douglas, R$100,00

🏆 A Mais Feia: Geovane,1 CX DE CERV. LT.

Apesar do clima festivo, a edição deste ano também foi marcada por momentos de profunda emoção. A equipe de narração formada por Izelco, com os comentaristas Ricardo Cirilo e Esponja, prestou uma homenagem especial a quatro moradores muito queridos da regiao que faleceram recentemente e deixaram saudades na comunidade.

Foram lembrados Sebastião Francisco de Souza, carinhosamente conhecido como Tião Lobete, que por muitos anos foi o narrador oficial dos jogos da confraternização, homenagens também ao Severino Bispo de Figueiredo "Guto", Benedita Sônia do Nascimento Freitas e  dona Antônia dos Santos Miranda, mãe do organizador Edson Miranda, que sempre colaborou na organização do evento e ajudava com dedicação nos trabalhos da cozinha.

Como forma de reconhecimento à história e contribuição de Tião Lobete para a confraternização, foi entregue o Troféu Sebastião Francisco de Souza, cuja homenagem ganhou um significado ainda mais especial ao ser recebida por sua irmã, Maria da Glória, em um dos momentos mais emocionantes da tarde.

Tradição que fortalece a comunidade

Mais do que uma simples partida de futebol, a Confraternização da Equipe Santa Cruz tornou-se um importante encontro de amizade, união e valorização das tradições do Arraial dos Freitas. A cada edição, o evento reúne diferentes gerações, preservando histórias, fortalecendo laços comunitários e proporcionando momentos inesquecíveis para todos os participantes.

Como manda a tradição, depois de tantas risadas, brincadeiras e homenagens, ficou uma dúvida para o próximo ano: será que os casados vão conseguir reforçar o elenco e dar o troco nas Piranhas, ou os solteiros continuarão nadando de braçada rumo à vitória? Uma coisa é certa: enquanto houver peruca, maquiagem e bom humor, o espetáculo do Arraial dos Freitas está garantido!


sexta-feira, 12 de junho de 2026

Instalação de Quebra-Molas Reforça Segurança no Coxipó do Ouro e Região

Atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores e usuários da rodovia que corta o distrito do Coxipó do Ouro, foram concluídas as obras de instalação de quebra-molas em pontos estratégicos da comunidade. As estruturas foram implantadas na área da vila e na proximidade da escola.

A medida foi adotada após diversos relatos e registros de acidentes causados pelo excesso de velocidade de veículos que trafegam pela estrada. Com o aumento do fluxo de automóveis, motocicletas e caminhões nos últimos anos, a preocupação com a segurança da população tornou-se cada vez maior.

Segundo moradores, a instalação dos redutores de velocidade era uma necessidade urgente, principalmente nos trechos com maior circulação de pessoas. A iniciativa tem como principal objetivo reduzir a velocidade dos veículos, proporcionando mais segurança para pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas, estudantes, moradores, produtores rurais e demais usuários da via.

Além de proteger as pessoas, os quebra-molas também contribuem para a segurança dos animais que frequentemente atravessam a rodovia, reduzindo os riscos de atropelamentos e outros acidentes.

A expectativa da comunidade é que a nova sinalização e os redutores tragam mais tranquilidade para quem vive e circula diariamente pela região, tornando o trânsito mais seguro e organizado.

Conscientização

A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos. Mais do que respeitar os quebra-molas, é fundamental que motoristas e motociclistas mantenham a atenção, respeitem os limites de velocidade e tenham cuidado ao passar por áreas habitadas, escolas e locais com grande circulação de pessoas.

Cada atitude consciente ao volante pode salvar vidas. Respeitar a sinalização, reduzir a velocidade e agir com prudência são gestos simples que fazem toda a diferença para garantir a segurança dos moradores e de todos que utilizam a estrada do Coxipó do Ouro e região.



terça-feira, 9 de junho de 2026

Breve histórico da luta pela pavimentação MT-030 e MT-402 até o Coxipó do Ouro

A história da pavimentação que hoje liga Cuiabá à Ponte de Ferro e ao Coxipó do Ouro não começou agora. Ela foi construída ao longo de décadas, marcada pela coragem dos pioneiros, pela união comunitária e pela persistência de lideranças rurais que nunca desistiram do sonho do asfalto.

Ponte de Ferro antes da queda

Muito antes da existência da estrada pavimentada, ainda na década de 1950, seu Benedito Demenciano Pedroso e seus filhos: Benedito Santana Pedroso, conhecido como “Seu Nenê”, João Batista Pedroso, o “Tenente João”, José Pedroso "Juquinha", enquanto trabalhavam na construção da Usina Casca II, em Chapada dos Guimarães, juntaram-se com Seu Adolfo Vilela Miranda, Donato Caetano de Oliveira, José Gregório de Oliveira, Leonideo Bernardino de Oliveira "Nilo", Benedito de Freitas, André de Freitas, Joaquim Paes Martins da Cruz, Mario Amorim, João Pedro de Amorim, Júlio Ferreira dos Santos, Leonel de Freitas Lucialdo, Francisco Venega e demais moradores da região locais para abrirem uma estrada.

 

O acesso ao Coxipó do Ouro era feito apenas a pé, a cavalo ou em veículos improvisados. Com seu caminhão Chevrolet, carinhosamente chamado de “Chevetão”, Seu Nenê e o Ten. João enfrentavam lama, atoleiros, pedras e mata fechada, ajudando a abrir os caminhos que, décadas depois, dariam origem às atuais rodovias MT-030 e MT-402.

1º Veiculo da região

A partir de 2012, diversas lideranças comunitárias passaram a intensificar a mobilização em busca do asfaltamento definitivo da região. Moradores começaram a participar de reuniões, audiências públicas e encontros com representantes do poder público, destacando-se nomes como Orlando Damásio Leôncio, Lucineth Andrade, Manoel José Bonfim, Antônio Vergílio da Silva, Leonice, Thomaz Aquino de Oliveira, Sr Lourival e outras lideranças históricas da região.





Um dos momentos mais importantes ocorreu em 2014, quando a antiga estrada vicinal pertencente ao município de Cuiabá foi estadualizada, passando oficialmente ao Governo do Estado. A transformação da via em rodovia estadual MT-402 Rodovia dos Coxiponés "Leonel de Freitas Lucialdo", ocorreu através de indicação do então deputado estadual Emanuel Pinheiro, aprovada e publicada no Diário Oficial no final daquele ano.

A estadualização foi considerada fundamental, pois o município não possuía condições orçamentárias para executar uma obra de grande porte. Com a mudança, o trecho passou a integrar os programas estaduais de infraestrutura e turismo, permitindo a viabilização futura da pavimentação.

Ainda em 2014, no ano da Copa do Mundo em Cuiabá, o projeto foi oficialmente reconhecido pelo Estado como corredor turístico estratégico, ligando o Coxipó do Ouro à Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), fortalecendo o potencial turístico, ecológico, cultural e econômico da região.

Em 2015, surgiu um importante movimento de valorização histórica e turística da região com a criação do grupo “Cuiabá Redescobrindo o Coxipó do Ouro”, idealizado por Valdemir Taques e Selma Costa, integrando o grupo: Thomas Aquino de Oliveira, Leila Soares Viana, Celia N. Lima, José Antônio de Souza Gaia, Thiago Calaça Pedroso, Antônio Vergílio da Silva, Eliane Azevedo, Priscila B. Toledo, Francisca Amorim, Idalba Griggi Correa da Costa, Sueli Gomes Aldaves e o saudoso Delson dos Santos.  O grupo realizou um trabalho grandioso de mobilização cultural, turística e comunitária, promovendo eventos, expedições, encontros e ações que ajudaram a voltar as atenções do poder público e da sociedade cuiabana para o Coxipó do Ouro, especialmente para a necessidade urgente da pavimentação da estrada.

O movimento contribuiu significativamente para fortalecer o debate sobre o potencial histórico, ambiental e turístico da região, ajudando a manter viva a cobrança pela melhoria do acesso ao distrito.

 

Em 2018, durante a gestão do governador José Pedro Gonçalves Taques, foi autorizada a primeira etapa das obras de pavimentação da MT-402, contemplando aproximadamente 8,6 quilômetros. Na ocasião, os primeiros 3 quilômetros asfaltados foram entregues, representando o início concreto de uma luta histórica.


Já em 14 de novembro de 2020, o governador Mauro Mendes Ferreira inaugurou cerca de 8 quilômetros da MT-402, ligando o Coxipó do Ouro à MT-251, na estrada de Chapada dos Guimarães. A entrega consolidou um importante avanço para o turismo, os produtores rurais e os moradores da região.


  

Porém, para a população local, ainda faltava a continuidade de aproximadamente 15 quilômetros de pavimentação no outro lado do Coxipó do Ouro, trecho considerado fundamental para completar a ligação da comunidade até Cuiabá, beneficiando diretamente moradores, comerciantes, pequenos produtores rurais e o fortalecimento do turismo regional.

Em 2023, o movimento popular ganhou ainda mais força com a criação do grupo “Asfalto Já”, liderado por Ademil Benedito do Nascimento Freitas, Marcos Santiago "Markinhos com Você" e diversos moradores da região. Como forma de chamar atenção das autoridades e demonstrar união comunitária, veículos foram adesivados e várias mobilizações foram realizadas.

Ao longo dos anos, dezenas de reuniões ocorreram na SINFRA-MT, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e órgãos competentes, muitas delas articuladas por deputados estaduais, principalmente Eduardo Botelho, que acompanhou as demandas da população e realizou importantes interlocuções junto ao Governo do Estado.

 

Diversas lideranças comunitárias participaram ativamente dessa mobilização histórica, entre elas a diretoria da Central de Associações Rurais de Cuiabá (CAR-CBA), representada por Thiago Pedroso, Almindo Reis, Evail Maria Santos, Antônia Gomes da Silva, Eliane da Silva Professor, Orlando Damásio Leôncio, Manoel José Bonfim, Rosineide Belarmindo dos Santos, Adilson Bezerra, Dorival Rigotti, Maria Zoelina Santos Costa, Guilson de Souza Santos, José Pereira dos Santos "dodé"; representante cultural Roberto Lucialdo, além do grupo Asfalto Já e subprefeitura da região  e demais moradores da região.

Finalmente, no dia 23 de maio de 2026, o governador Otaviano Pivetta entregou oficialmente os 15 quilômetros de pavimentação ligando Cuiabá, Ponte de Ferro e Coxipó do Ouro, encerrando uma espera de décadas e concretizando um dos maiores sonhos da população rural da região.

 


A obra representa não apenas desenvolvimento e infraestrutura, mas também a vitória da persistência popular, da organização comunitária e da memória dos pioneiros que ajudaram a construir a história do Coxipó do Ouro.

Esta assessoria de imprensa informa que, caso alguma pessoa ou liderança envolvida neste importante trabalho não tenha sido mencionada, isso ocorreu de forma involuntária, em razão do grande número de participantes que contribuíram ao longo dessa trajetória.

Desde já, agradecemos a compreensão e a colaboração de todos, reconhecendo que esta conquista é resultado do esforço coletivo de inúmeras pessoas, entidades, lideranças comunitárias e representantes do poder público que ao longo dos anos, contribuíram para a realização deste sonho.


Aviso de Reunião Central de Associações Rurais de Cuiabá dia 28/06/2026

A Central de Associações Rurais do Município de Cuiabá convida presidentes de associações, lideranças comunitárias, produtores rurais e dema...