terça-feira, 22 de julho de 2025

Igrejas da Região Norte de Cuiabá iniciam processo de transição para criação de nova paróquia

Encontro com Dom Mário e Padre Pedro marca início de uma nova etapa pastoral

Cuiabá, 22 de julho de 2025 — Em um momento de grande significado para a Igreja Católica em Cuiabá, o Arcebispo Metropolitano Dom Mário Antônio da Silva e o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Padre Pedro Canísio Schroeder, convocaram os coordenadores das comunidades eclesiais que compõem o território paroquial para tratar do plano da criação de uma Pastoral de Transição. O objetivo é conduzir o processo de desmembramento e possível fundação de uma nova paróquia, que atenderá a região Norte da capital mato-grossense.

Representatividade urbana e rural

O encontro contou com representantes de comunidades tanto do setor urbano quanto do setor rural. Estiveram presentes líderes das seguintes igrejas:

Comunidades Setor Urbano:

  • Bom Jesus, Nossa Senhora Imaculada Conceição e Santa Luzia (Bairro Novo Paraíso)

  • Nossa Senhora das Dores (Jardim Florianópolis)

  • Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima (Jardim Vitória)

  • São João (Jardim União)

  • Santa Emilie de Villeneuve (Terra Prometida)

Comunidades Setor Rural:

  • Nossa Senhora do Rosário (Coxipó do Ouro)

  • Santo Inácio de Loyola (Rio dos Peixes)

  • Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Arraial dos Freitas)

  • Nossa Senhora da Assunção (Barreiro Branco)

Durante a reunião, Dom Mário apresentou os dois padres diocesanos que estarão à frente da proposta de transição: Padre José Pereira dos Santos e Padre Raul Felipe.

Conhecendo os novos líderes

Padre José Pereira, natural de Juscimeira (MT), tem 16 anos de sacerdócio e atualmente é o reitor do Seminário Propedêutico em Várzea Grande MT. Sua experiência pastoral e formativa foi destacada como fundamental para o acompanhamento das comunidades neste novo tempo.

Já o padre Raul Felipe, nascido em Cuiabá, traz uma trajetória marcada pela vivência nos bairros Bela Vista e São Matheus, onde despertou sua vocação. Ordenado há 8 anos, hoje ocupa a reitoria do Seminário Maior e é também Diretor Executivo da Fundação Bom Jesus.

Ambos se apresentaram aos presentes e demonstraram disposição e entusiasmo com a missão confiada por Dom Mário.

Voz das comunidades

Durante o encontro, lideranças comunitárias também se manifestaram. Márcio Mendes, representante da comunidade Nossa Senhora das Dores, agradeceu emocionado ao Padre Pedro Canísio pelo zelo pastoral, pela escuta e dedicação durante os anos à frente da paróquia. Ele destacou ainda a importância da espiritualidade Vicentina que o padre cultivou junto às comunidades:
"Padre Pedro nos ensinou o valor do serviço, da simplicidade e do cuidado com os mais pobres. Gratidão eterna por sua caminhada entre nós.”

Thiago Pedroso, representante da comunidade rural de Coxipó do Ouro, enfatizou o compromisso das comunidades com o futuro projeto:
"Este caminho não tem mais volta. A partir de hoje, nossas comunidades se comprometem com a transição. Parabenizo os novos responsáveis; os currículos deles são excelentes, mas, acima disso, sentimos neles a vocação pastoral viva. É tempo de esperança, de plantar com fé o que colheremos em comunidade.”

Transição com responsabilidade

Padre Pedro Canísio, que seguirá dando apoio durante a transição, frisou que o processo exige cautela e organização:
"Estamos lidando com procedimentos administrativos, jurídicos, patrimoniais e pastorais. Nada será feito de forma apressada. Mas estou muito feliz com esta nova etapa. Vejo nela o florescimento de algo que nasceu no coração das nossas comunidades há muito tempo."

O início da jornada

Dom Mário encerrou a reunião convocando os presentes a definirem a data de início da Pastoral de Transição, que ficou marcada para 1º de agosto de 2025. Em suas palavras finais, o Arcebispo usou uma bela metáfora:
"Estamos como numa gestação. Hoje vivemos o momento da fecundação, do início de uma vida nova. Com oração, trabalho conjunto e fé, certamente celebraremos o nascimento de uma nova paróquia abençoada e comprometida com o povo de Deus."

O processo de transição representa não apenas um reordenamento territorial, mas uma afirmação do crescimento, da maturidade e do dinamismo da Igreja em Cuiabá. As sementes estão lançadas e a colheita, com certeza, será de bênçãos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebração de Batismo emociona fiéis na Comunidade Rio dos Peixes

No dia 1º de outubro de 2025  a Comunidade Rio dos Peixes viveu um momento de fé e emoção com a realização da cerimônia de batismo de Aparec...