Uma das mais tradicionais festa de santo de Cuiabá, a festa do Divino Espírito Santo teve suas origens desde os tempos do Brasil Império, é a mais antiga e tradicional festa cultural-religiosa de Mato Grosso, com 194 anos de existência, este ano aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2024 na Vila do distrito do Coxipó do Ouro em Cuiabá/MT. O Coxipó do Ouro está localizada á 27 km de Cuiabá, situada à margem do rio de mesmo nome, em cujas águas, límpidas e frias, sendo um ponto turístico mais procurado pela população residente nas periferias de Cuiabá nos finais de semana, e quando chega a data do evento, toda região se mobiliza para celebrar a fé no Divino Espírito Santo.
Seguindo a tradição religiosa, onde todos os anos são formados um conjunto de festeiros, para coordenar todo trabalho, desde a preparação do local da festa bem como correr as demais comunidades esmolando com a Bandeira do Divino, fazendo o convite e arrecadando prendas, onde toda arrecadação é revertida para a festa, e com este movimento resgata a tradição religiosa e cultural das comunidades circunvizinhas do município de Cuiabá.
Os festeiros de 2024 teve como Imperador o Sr. Luiz Carlos de Oliveira da Comunidade de Raizama, a Imperatriz Josiele Costa Santos, o Imperador de Honra Geysisller Benedito e Michel Pedroso, Imperatriz de Honra Ana Julia, Capitão de Mastro Silvio Xavier, Alferes de Bandeira Luibertina de Oliveira e Imperatriz de promessa Stefany de Oliveira, onde a cada ano é renovado os festeiros, para que todos que desejarem contribuir com o evento possam participar.
“É com grande emoção em poder participar como Imperador do Senhor Divino, seguindo a tradição de meus pais, que a muitos anos participaram desta festa, e hoje chegou nossa vez, e tenho a grata satisfação de trazer meus filhos e parentes para participar com a gente, passando os ensinamentos de continuar com o legado da família, com muita Fé no Senhor Divino Espirito Santo”, relata Luiz Carlos Imperador da Festa 2024.
Julia Pedroso de família tradicional do Coxipó do Ouro, destaca que a tradição de participar da festa do Divino Espirito Santo já vem a muitos anos, ainda quando jovem acompanhava seus pais e avós nos eventos religiosos da Comunidade, principalmente do Senhor Divino, “São bela recordações, participar dos festejos do Divino é renovar a cada ano a Fé no Espirito Santo, onde toda comunidade comunga juntos a tradição e a cultura, passando de geração em geração, muitas famílias que moram longe e neste período se reencontram para celebrar a data, só a fé no Senhor Divino pode proporcionar este acontecimento”, finaliza Julia.
A coordenadora da Igreja católica Edilza Curvo, diz que a Festa do Divino Espirito Santo do Coxipó do Ouro é realizados em três dias de festa, onde tem muita fartura, muita comida, música, dança e alegria, vem gente de todas as partes, de Cuiabá, de Chapada dos Guimarães e de outros municípios. A comida é gratuita, gostosa e abundante, os festeiros trabalham dia e noite. No primeiro dia de festejos de manhã é servido chá com bolo, levantamento de mastro, peregrinação da bandeira na vila, a noite é realizado a missa, o jantar e baile. No baile de sábado, se faz o Leilão de Mesa das prendas doadas pelos fiéis e colaboradores, também são servidos bebidas típicas como licores de leite e cachaça, e o famoso arrasta-pé come solto a noite inteira. No domingo, tem a procissão, Santa Missa celebrada pelo Pároco Pedro Canísio, almoço e leilão de gado, marcando assim uma das maiores festa de santo de Cuiabá. Já na segunda feira é realizado o almoço das cozinheiras com bailão até as 18h. Com todo este movimento, os festeiros e a coordenação da igreja, conseguiram reformar o curral de gado, realizar reforma nas telhas do ranchão de festa e da cozinha, assim melhorando a cada ano a estrutura para recepção dos convidados desta grandiosa comunidade, finaliza Edilza.


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário