No espírito do Dia da Consciência Ecológica, celebrado neste sábado 22/11/2025, a comunidade do Coxipó do Ouro uniu forças com a Loja Maçônica Guardiões da Amizade para realizar o 8º Mutirão de Limpeza do Rio Coxipó, uma ação que já se consolida como tradição de cuidado coletivo, preservação e amor pelo território.
O evento reuniu moradores, voluntários e familia maçônica, que organizaram a canoagem ecológica, com trajeto de 5 km no leito do rio Coxipó e que se mobilizaram desde cedo para retirar resíduos, revitalizar as margens e reforçar a importância da preservação ambiental que é um dos grandes símbolos naturais da região.
Força comunitária e parceria maçônica.
A presença da Loja Maçônica Guardiões da Amizade deu ainda mais robustez à ação, trazendo apoio organizacional e braços amigos para somar aos esforços da comunidade local.
Wallace Rocha, membro da Loja Maçônica Guardiões da Amizade, destacou que a iniciativa tem um propósito que vai muito além do trabalho de limpeza:
“o futuro depende daquilo que fazemos no presente!.”
Reconhecimento e incentivo
Durante o mutirão, o senhor João Costa Leite reforçou a importância de ações como essa, que mantêm vivo o espírito de colaboração entre os moradores:
“Parabenizo todos os envolvidos por essa bela ação. Que continuem firmes nesta missão de cuidar do nosso rio e do nosso Coxipó do Ouro. Isso é cidadania e amor pela nossa terra.”
Um hobby que inspira e transforma
Para o morador Jonas Amorim, participar do mutirão é mais do que um compromisso ambiental, é uma experiência que transforma:
“Participar deste evento, além de ser um hobby, é uma lição de vida. Aprendemos o valor do coletivo, da natureza e do cuidado com o lugar onde vivemos.”
União por um futuro sustentável
Famílias, irmãos maçons participaram da ação, mostrando que a preservação é um dever de todos. A soma de esforços reforça o sentimento de pertencimento e o compromisso com um futuro mais limpo e sustentável no distrito do Coxipó do Ouro.
Com união, consciência e a parceria entre moradores e a Loja Maçônica Guardiões da Amizade, o mutirão reafirma: cuidar do Rio Coxipó é cuidar da história, da identidade e do futuro de Cuiabá.









Nenhum comentário:
Postar um comentário