A celebração em honra ao Senhor Bom Jesus reuniu milhares de fiéis em cavalgada, encontro de carros antigos e motos, pedal, romaria fluvial e caminhada da fé
As festividades foram promovidas pela Arquidiocese de Cuiabá, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Governo do Estado e diversas instituições públicas, privadas e comunitárias. A programação buscou resgatar as origens históricas da capital, unindo religiosidade, cultura popular e participação comunitária.
A abertura ocorreu no dia 4 de abril com a tradicional Cavalgada do Senhor Bom Jesus, percorrendo cerca de 33 quilômetros entre a comunidade São Gonçalo Beira Rio e o Coxipó do Ouro. O trajeto relembrou os caminhos históricos percorridos pelos primeiros povoadores da região e reforçou a importância das tradições rurais para a formação da identidade cuiabana.
No domingo, dia 5 de abril, a programação reuniu diferentes públicos com o Encontro de Carros Antigos "Os Pinga Óleo", o Pedal do Senhor Bom Jesus e o Encontro de Motos. As atividades partiram da região do Coxipó do Ouro e do bairro São Gonçalo Beira Rio e foram até a cidade vizinha Santo Antonio do Leverger, promovendo momentos de integração, lazer e devoção. A bênção dos ciclistas, motociclistas e motoristas marcou um dos momentos mais emocionantes da programação.
Já no dia 8 de abril, aniversário de Cuiabá, a programação teve início nas primeiras horas da manhã com a tradicional Romaria Fluvial do Senhor Bom Jesus. Embarcações vindas de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Várzea Grande percorreram aproximadamente 60 quilômetros pelo Rio Cuiabá, conduzindo a imagem do padroeiro até a Orla do Porto II.
Durante a tarde, centenas de fiéis participaram da tradicional Caminhada da Fé, percorrendo o trajeto entre a Orla do Porto e a Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A caminhada simbolizou a devoção do povo cuiabano e encerrou um ciclo de atividades que uniu espiritualidade e valorização histórica da capital.
O encerramento das festividades ocorreu com a Santa Missa Solene na Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, presidida por Dom Mário Antônio da Silva. A celebração reuniu autoridades, lideranças religiosas e a comunidade católica. Entre os presentes esteve o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, que destacou a importância da fé e da união do povo cuiabano na construção da história da cidade.
Na homilia do Arcebispo de Cuiabá, em tom de despedida da paróquia, disse:
“Durante quatro anos tive a alegria de acompanhar e participar desta grande manifestação de fé em honra ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Foram momentos marcantes, que fortaleceram a devoção do nosso povo e valorizaram a história e as tradições da capital mato-grossense. Ao me despedir desta missão à frente da Arquidiocese de Cuiabá para assumir um novo serviço junto ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, levo comigo o carinho e a fé do povo cuiabano. Tenho o desejo e a esperança de que, um dia, possamos acolher a imagem do Senhor Bom Jesus de Cuiabá em Aparecida, permitindo que essa devoção tão rica e significativa seja ainda mais conhecida e celebrada por todo o Brasil.” finaliza, Dom Mário Antônio da Silva, Arcebispo Metropolitano de Cuiabá.
Para o Padre Feliberto Samoel da Cruz. organizador do evento: “Ver o povo reunido em torno do Senhor Bom Jesus de Cuiabá é motivo de grande alegria. Cada romaria, cada caminhada, cada momento de oração demonstra a força da fé que atravessa gerações e mantém vivas as tradições da nossa cidade. Cuiabá nasceu sob o signo da esperança e da devoção, e celebrar seus 307 anos é também agradecer a Deus por todas as bênçãos recebidas. Que o Senhor Bom Jesus continue abençoando nossas famílias, nossas comunidades e todos aqueles que ajudam a construir uma cidade mais fraterna e solidária.”
Para Thiago Calaça Pedroso colaborador das festividades do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.: "Participar da organização das comemorações dos 307 anos de Cuiabá e da Festa do Senhor Bom Jesus é motivo de grande honra e gratidão. Ao longo desses anos, vimos esta celebração crescer, reunindo comunidades urbanas e rurais, famílias, voluntários, instituições e devotos em um único propósito: valorizar nossa fé, nossa cultura e nossa história. Cada cavalgada, romaria, pedal, carreata e caminhada representa a força da tradição cuiabana e o amor do nosso povo por suas raízes. Ver milhares de pessoas participando e mantendo viva essa devoção nos dá a certeza de que estamos construindo um legado para as futuras gerações. Agradeço a todos os parceiros, voluntários e comunidades que fizeram parte desta grande festa. Cuiabá merece ser celebrada com a mesma fé e dedicação com que foi construída ao longo destes 307 anos."
Para os colaboradores, a celebração reafirmou o papel do Senhor Bom Jesus de Cuiabá como símbolo da fé, da identidade e da história da Capital de MT. Ao longo dos três dias de programação, moradores da cidade e visitantes puderam vivenciar momentos de devoção, confraternização e valorização das raízes culturais que marcaram a formação local há mais de três séculos.
As comemorações dos 307 anos demonstraram, mais uma vez, que a história de Cuiabá continua sendo construída pela força de sua gente, pela preservação de suas tradições e pela fé que atravessa gerações.

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)

.jpeg)


.jpeg)

.jpeg)









.jpeg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário