Moradores das comunidades rurais do entorno da Ponte de Ferro aguardam com expectativa a conclusão das obras de pavimentação das rodovias MT-030 e MT-402, que somam quase 16 quilômetros. No último dia 1º de setembro, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) esteve no local, acompanhado de lideranças comunitárias, para fiscalizar os trabalhos e reforçar a cobrança ao Governo do Estado.
“Essa pavimentação garante mobilidade mais segura, facilita o escoamento da produção agrícola e valoriza o potencial turístico da região da Ponte de Ferro e do Coxipó do Ouro”, destacou Botelho.
Histórico e atrasos
A obra teve início em março de 2022, mas foi interrompida em dezembro do mesmo ano. Em julho de 2023, Botelho reuniu-se com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo Oliveira, e 25 líderes comunitários para cobrar a retomada. Conforme o gestor, contratos foram cancelados por falta de execução, e uma nova licitação foi realizada. Ainda assim, os serviços não foram concluídos no prazo.
Para Botelho, a pavimentação é estratégica para Cuiabá, pois conecta bairros e comunidades rurais e ainda cria uma rota alternativa para Chapada dos Guimarães, reduzindo em até 30 quilômetros o percurso atual.
Investimentos e novas etapas
Segundo o deputado, a obra com R$ 25 milhões em investimentos. A primeira etapa asfaltou o trecho entre a Avenida dos Trabalhadores e a Ponte de Ferro concluída, na MT-030. A segunda fase, em andamento, segue da Ponte de Ferro até o Coxipó do Ouro, na MT-402.
Além do asfalto, está em construção nova ponte de concreto sobre o Rio Coxipó, o que deve ampliar a mobilidade de quem vive e visita a região.
Expectativa das comunidades
Lideranças locais comemoraram o avanço da obra. Para Valmir Hintz, da comunidade Recanto dos Bandeirantes, o retorno da pavimentação significa mais tranquilidade e desenvolvimento:
“Esse trabalho vai gerar mais segurança para a comunidade e também vai impulsionar o turismo, que é uma grande vocação da nossa região.”
Morador da comunidade Arraial dos Freitas, o músico e compositor Roberto Lucialdo comemorou a chegada do asfalto. “O que está sendo feito pelo deputado Botelho é uma maravilha. Sonhava com esse asfalto. Para mim, que sou artista, isso é poesia. É lindo ver a valorização da minha terra", disse, emocionado.
Lucialdo também lembrou o histórico de articulações que resultaram na obra. "Foram muitas reuniões na Sinfra, com o então secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira. Agora, graças a Deus, o sonho está sendo concretizado", completou.
Para o presidente da Associação Rural de Cuiabá, Thiago Pedroso, a iniciativa trará impactos positivos para toda a comunidade. "Essa ação vai melhorar a qualidade de vida dos moradores, fomentar o turismo e alavancar a economia local, beneficiando os empreendedores da região", destacou.
A Central das Associações Rurais de Cuiabá (CAR) reforçou que diversas comunidades serão diretamente beneficiadas, entre elas: Coxipó do Ouro, Arraial dos Freitas, São Jerônimo, Recanto Tranquilo, Recanto dos Bandeirantes, Ponte de Ferro, Rio dos Médicos, Flor da Mata, Terra Santa, Coxipó-Jurumirim e Pirapora.
Estiveram presentes nesta visita as lideranças locais: Nezinho, Thiago Pedroso, Valmir Hintz, Roberto Lucialdo e Dodé Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário