sábado, 6 de setembro de 2025

Projeto de poços artesianos leva dignidade e água potável a famílias rurais de Cuiabá

Um projeto iniciado em 2022 pelo deputado estadual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), transformou a realidade de comunidades rurais de Cuiabá e região. A iniciativa possibilitou, em sua primeira fase, a perfuração de 25 poços artesianos em distritos, assentamentos e comunidades do entorno da Capital.

No ano seguinte, em novembro de 2023, o projeto ganhou ainda mais força e já contabilizava 37 poços perfurados, beneficiando diretamente mais de 1.600 famílias com acesso à água potável para consumo e irrigação de lavouras e consumo próprio.

A execução do projeto contou com o intermédio da Companhia Matogrossense de Mineração (Metamat), em parceria com a Central de Associações Rurais de Cuiabá (CAR-CBA), associações comunitárias e outras entidades que se somaram ao esforço coletivo.

Em 2024, a iniciativa foi concluída com a instalação de bombas e caixas d’água, consolidando a entrega de um sistema completo de abastecimento para dezenas de comunidades.

“Água é dignidade”

O deputado Eduardo Botelho destacou o impacto social do projeto:

“Há três anos, uma ação de minha autoria possibilitou a perfuração de 37 poços artesianos em comunidades rurais de Mato Grosso, reacendendo a esperança de milhares de famílias que dependem da agricultura familiar para o próprio sustento. Um dos maiores gargalos sempre foi a falta de água para a sobrevivência e irrigação para os pequenos produtores. Água pura, de qualidade e potável é dignidade, saúde e futuro para milhares de famílias que vivem no campo. A comunidade Arraial dos Freitas, na região do Coxipó do Ouro, em Cuiabá, foi uma das contempladas nesse grande projeto e esta semana, reencontrei amigos que falaram do impacto positivo que esse programa fez na vida deles e de suas famílias."

Comunidades beneficiadas

Entre as comunidades contempladas estão: Rio dos Médicos, Rio dos Couros, São Jerônimo, Farturinha, Barreirinho, Santa Tereza, Aricazinho, Arraial dos Freitas, Água Limpa e Raizama.

Para Thiago Pedroso, presidente da Central de Associações Rurais de Cuiabá (CAR-CBA), o projeto “Poço te Ajudar” é um divisor de águas na vida das famílias do campo:

“Água é fundamental para tudo. É nosso compromisso como liderança incentivar projetos que contribuem com a desenvolvimento local e  produção de alimentos na área rural, proporcionando geração de renda e melhor qualidade de vida, com sustentabilidade para as famílias no campo. A parceria entre a Assembleia Legislativa e a Central de Associações gerou muitos frutos para a região rural de Cuiabá.”

Arraial dos Freitas: um caso emblemático

No Arraial dos Freitas, um dos maiores desafios da comunidade era a escassez de água. O poço existente há décadas não atendia à demanda. A mudança só foi possível com o empenho da associação local e do morador Roberto Lucialdo, músico e compositor, que fez a ponte para que a obra fosse realizada. Hoje, os moradores celebram a conquista de um recurso vital que transforma vidas.

Roberto Lucialdo informa:

“Toda comunidade do Arraial dos Freitas bebe agua daqui, a agua é muito boa."

União que transforma

Mais que poços artesianos, o projeto representa a união de forças em prol das comunidades rurais. Como resume a mensagem que guiou esse trabalho coletivo:

“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coxipó do Ouro recebe Domingueira Dançante com festa solidária neste domingo

O distrito do Coxipó do Ouro será palco de muita música, diversão e solidariedade neste domingo, 14 de setembro , com a realização da Doming...