No dia 05/03/2020 a Central de Associações Rurais do município de Cuiabá realizou uma reunião com os engenheiros Filipe Marques Vilela, Murilo Lopes Rodrigues e Maria Luisa Xavier da concessionaria de energia elétrica de MT para explanar algumas dificuldades da zona rural que estão sofrendo com as oscilações e com o tempo de demora de religação de energia, que em alguns casos chega a restabelecer em 3 a 5 dias, tendo a população prejuízos com medicamento, alimentos, plantações, criações, etc.

Os membros presentes da Central de Associações Thiago Calaça Pedroso, Almindo Reis de Oliveira, Maria Zoelina Santos e dona Didi formularam algumas perguntas para os engenheiros e responsáveis pelo setor de energia rural.
1) Por que não se fazem a limpeza e manutenção das linhas de transmissão?
Resposta: A equipe de limpeza será colocada na programação da concessionaria de forma urgente
2) É permitido a população realizar esta limpeza?
Resposta: Não
3) A Energisa fornece o mapa das linhas de transmissão?
Resposta: Não, mas existem 2 alimentadores de energia para toda a região, sendo uma abastecido pela subestação de Chapada dos Guimarães, monofásico, que atende as regiões de Raizama, Bela Vista, Formosa, Rio dos Couros, Buritizal. Assentamento 21 de Abril, Santa Tereza, Barreirinho, Assentamento Paz Divina; E a outra pela subestação CPA, bifásico, atendendo Coxipó do Ouro, São Jeronimo, Arraial dos Freitas, Aricazinho, Rio dos Médicos.
4) Hoje dobrou a quantidade de moradores na zona rural desde quando foi instalado a energia, teria como implantar uma rede bifasica ou trifásica?
Resposta: Não, pois toda vez que alguém solicita uma ligação na rede, é realizado o estudo de viabilidade da nova unidade consumidora.
5) Existe alguma empresa que poderia projetar uma estrutura de energia solar?
Resposta: Existem varias no mercado, porem, por questão de politica da empresa, não podem indicar nenhuma.
6) Existe projeto de lei que possa incluir na conta de energia dos moradores, algum valor e depois possa ser repassado a Associação? Como foi realizado um tempo atras pelo Hospital Santa Casa.
Resposta: No momento não.