terça-feira, 30 de julho de 2024

Estrada da Ponte de Ferro, em Cuiabá, recebe asfalto

O asfalto na Estrada da Ponte de Ferro é uma antiga reivindicação dos moradores locais. Motivo constante de reclamações por parte da população, o trecho de 4,36 quilômetros que liga a comunidade até o bairro Doutor Fábio em Cuiabá, já começou a receber o asfalto, graças a uma obra do Governo do Estado.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) está investindo R$ 8,2 milhões na obra na MT-030. Boa parte da extensão já está asfaltada, mas as obras ainda estão em andamento.

A ponte de ferro é um balneário muito procurado para o lazer pela população cuiabana, o que faz com que a rodovia tenha grande movimento.

Além disso, a estrada dá acesso a varias propriedades rurais e ao distrito do Coxipó do Ouro, local de grande importância histórica, onde Cuiabá foi fundada no ano de 1719, nas margens do Rio Coxipó.

Para garantir que uma nova rota até o distrito mais antigo da capital seja completamente asfaltada e com pista de ciclismo, o Governo está asfaltando outro trecho de 10,3 quilômetros entre a Ponte de Ferro e o Coxipó do Ouro, em um investimento de R$ 14,2 milhões do contrato nr 036/2024/SINFRA, com origem do recurso via FETHAB.
Esta obra foi licitada em 2024 e é realizada por meio de um contrato diferente do trecho entre o Doutor Fábio e a Ponte de Ferro. As obras neste trecho estão em seus estágios iniciais.

Apesar de toda a relevância da região, o primeiro acesso asfaltado até o Coxipó do Ouro só foi entregue no fim de 2020, pela atual gestão. Na ocasião foram asfaltados 8,5 quilômetros da MT-402, ligando o distrito até a Estrada de Chapada.



da redação da Sinfra

domingo, 21 de julho de 2024

Vistoria técnica de pontes danificadas em comunidades rurais de Cuiaba

Atendendo a reunião realizada na Secretaria Municipal de Obras com a Central de Associações Rurais de Cuiabá (CAR-CBA), o secretario Jose Roberto Stopa determinou uma equipe técnica da secretaria no dia 1º/07/2024, juntamente com os diretores da CAR-CBA Almindo Reis (Nezinho) e Berenice Maria Grando, que realizaram as vistorias de diversas pontes danificadas ou com suas estruturas abaladas da região rural da capital de MT. Desta forma a secretaria de obras estará realizando o cronograma de reformas destas pontes.
Pontes vistoriadas:

Rio dos Médicos/Farturinha
Rio Taguarussu/B.Vista
Rio Formosa/Arica Açu
Rio Traira/Raizama

Nesta visita, também foi realizado o levantamento de manilhamento de concreto da regiao de Buritizal. O trabalho de lideranças Comunitária junto às comunidades rurais, é fundamental para que a secretaria do município, identifique as principais necessidades que as comunidades enfrentam, e que possam planejar futuras obras e manutenções em pontos fundamentais, fazendo com que se tenha o bom andamento no dia a dia dos que trabalham no campo, proporcionando qualidade à toda família e usuários da região.






quinta-feira, 18 de julho de 2024

Batismo no Coxipó do Ouro

Dia 06/07/2024 (sábado) no Coxipó do Ouro foi realizado o curso de batismo para os pais e padrinhos por Bráulio. Logo após foi realizada a Santa Missa e batizado das duas crianças Helena e Suzana na Igreja católica Nossa Senhora do Rosário, celebrada pelo padre Pedro Canisio.

Emily Oliveira, uma das mães na celebração, disse que antes da missa estava muito ansiosa, mas no final tudo ocorreu de forma maravilhosa.

Acilene de Moraes, mãe de Suzana diz que ficou muito feliz por conseguir realizar o batizado de sua filha.


Para o coordenador de batismo Thiago Pedroso esta realização foi de grande valia, pois as batizandas, adquiriram o primeiro sacramento da Igreja católica e certamente ficará na memoria dos participantes da celebração.

Outros fatos marcantes que ocorreu nesta Igreja foi a realização do batismo de Eurico Gaspar Dutra dia 15/08/1883, presidente da Republica do Brasil nos anos de 1946 a 1951 e em 21/02/1721 foi rezada a primeira missa na região do Centro-Oeste brasileiro.



Edilza Curvo, coordenadora geral da Igreja Católica informa que já esta programado para o final do ano outro curso de formação e missa com batizado.

Nota de Falecimento Diniz Jose de Oliveira Miranda

Com imenso pesar comunicamos o falecimento de Diniz Jose de Oliveira Miranda em decorrência de um infarto, nascido em 14/11/1963 , tinha 60 anos de idade. Era de família tradicional do Coxipó do Ouro e da Lixeira. Era filhos dos saudosos baluartes Adolfo Vilela Miranda e Dona Joana Oliveira Miranda era caçula dos irmãos Dalci, Dilson, Dácio, Dinalte (Tuiuiú), Dailze, Dejalma, e Dulcineia. Deixa três filhos Danielle, Gabrielle e Davi.

Parentes próximos a ele, disse que ontem ele havia se queixado de dores no peito, contudo o mesmo não levou a serio e continuou a sua rotina diária.

Diniz era servidor publico do INDEA e também guia turístico. Era pré candidato a vereador por Cuiabá, terra em que nasceu e amava.

Seus Hobbies era participar e organizar caminhadas religiosas, participou da caminhada de Compostela duas vezes em Santiago na Espanha, participou da Romaria de Santana de Cuiabá a Chapada dos Guimaraes, tanto que estava organizando um novo Caminho de PEREGRINAÇÃO para o mês de agosto/2024. Tratava-se do “CAMINHO DO DIVINO”, que ligaria as cidades de CUIABÁ e CHAPADA DOS GUIMARÃES, no Mato Grosso, revivendo uma história de FÉ e TRADIÇÃO, que homenagearia a ESMOLA DA BANDEIRA da Festa do Divino do COXIPÓ DO OURO. Foi imperador da festa do Divino Espirito Santo do Coxipó do Ouro em 2009 e todo anos participava desta tricentenária festa, juntamente com familiares e amigos. Torcedor fiel do Corinthians,

Sua partida será muito sentida.

O velório acontece das 13 h até as 09 h de amanha na Capela Dom Bosco em Cuiabá e o Sepultamento será no Cemitério parque Bom Jesus.

Descanse em paz e que o Divino Espírito Santo, São Benedito e Nossa Senhora do Rosário conforte todos os amigos e familiares. Que a luz dele permaneça viva em nossas memórias.

Atenciosamente
Thiago Pedroso
Presidente da Central de Associações Rurais de Cuiabá










terça-feira, 2 de julho de 2024

VEM AÍ O “CAMINHO DO DIVINO”, UMA HISTÓRIA DE FÉ E TRADIÇÃO, DE CUIABÁ À CHAPADA DOS GUIMARÃES

Um novo Caminho de PEREGRINAÇÃO será lançado em agosto. Trata-se do “CAMINHO DO DIVINO”, que vai ligar as cidades de CUIABÁ e CHAPADA DOS GUIMARÃES, no Mato Grosso, revivendo uma história de FÉ e TRADIÇÃO. Com 74 KM, vai homenagear a ESMOLA DA BANDEIRA da Festa do Divino do COXIPÓ DO OURO, que fazia o recolhimento de DONATIVOS nas residências da região.



A FESTA DO DIVINO é realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no dia de PENTECOSTES, para comemorar a descida do ESPÍRITO SANTO sobre os 12 Apóstolos. Sua ORIGEM se encontra em PORTUGAL do século 14, com uma celebração estabelecida pela RAINHA ISABEL (1271-1336), na cidade de ALENQUER, e chegou ao BRASIL com os primeiros povoadores. Documentos atestam sua realização em localidades BRASILEIRAS desde os SÉCULOS 17 e 18.

Para saber um pouco mais sobre o novo percurso, o PÉDCAST DO CAMINHO recebe DINIZ MIRANDA, organizador do CAMINHO DO DIVINO no Mato Grosso. Ele explicou que também faz parte dos FESTEJOS do Divino Espírito Santo a levantada e a DERRUBADA DO MASTRO na frente da igreja, assim como, no dia da festa, acontecem a MISSA, o cortejo e a coroação do IMPERADOR DO DIVINO.

Ouça, dê sugestões, faça críticas, elogie. Conto com sua participação.






Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida no Rio dos Couros – Edição 2025

A tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida foi realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Chácara Sagrada Família, ...