Os festeiros percorreram os gabinetes e unidades administrativas levando a tradicional bandeira vermelha, de onde saem sete raios da pomba que representa o Santo Espírito, que significam os ensinamentos a serem seguidos: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso recebeu, na manhã do dia 26/04/2017, os festeiros do Divino Espírito Santo da Comunidade do Coxipó do Ouro. Eles foram recebidos pelo presidente do Legislativo, Eduardo Botelho, que destacou a importância cultural e religiosa da tradição. “Sinto-me honrado em receber essa manifestação cultural que deve ser preservada e incentivada por fazer parte da história e da tradição religiosa do povo cuiabano”, destacou.
Os festeiros percorreram os gabinetes e as unidades administrativas levando a tradicional bandeira vermelha, de onde saem sete raios da pomba que representa o Santo Espírito, que significam os ensinamentos a serem seguidos: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus, e também a coroa, cuja forma circular simboliza a perfeição e a ligação com o Divino. Segundo a tradição, a pessoa que recebe a coroa ou beija a bandeira se conecta com o Espírito Santo. “Nós viemos trazer as bênçãos do Divino Espírito Santo e convidar os servidores para participar dessa festa que valoriza a cultura e a fé do nosso povo”, destacou a imperatriz da festa, Janaína Lima.
Thiago Pedroso, Imperador da Festa do Senhor Divino, agradece acolhida na Assembleia Legislativa de Mato Grosso: "Com o coração cheio de gratidão, venho agradecer à ALMT pela calorosa acolhida durante a peregrinação da bandeira da Festa do Senhor Divino. Foi uma honra representar essa manifestação de fé e cultura tão enraizada em nosso povo, sendo recebido com tanto respeito e reconhecimento por esta Casa de Leis. Essa recepção fortalece ainda mais o nosso compromisso com a preservação das tradições e com o fortalecimento da espiritualidade que move e une nossas comunidades. Que o Espírito Santo continue iluminando nossos caminhos, derramando bênçãos sobre nosso Estado e sobre todos aqueles que se dedicam ao bem comum", finaliza o imperador.
Para a servidora Cecília Gonçalves de Arruda, a visita da bandeira traz mensagem de fé e confiança. “A reverência ao Divino faz parte das nossas tradições religiosas. Precisamos todos os dias das graças de Deus em nossas vidas e receber essa energia boa aqui, no nosso local de trabalho, nos une e nos fortalece”, afirma.
A visita faz parte das atividades de homenagem e divulgação da história do Coxipó do Ouro, que conta ainda com a exposição “Cuiabá redescobrindo o Coxipó do Ouro”, que pode ser visitada gratuitamente no saguão da Casa de Leis, das 8h às 17h, até sexta-feira (28). Além de uma feira de gastronomia e o artesanato da localidade, no mesmo local, estão disponíveis para compra doces, bolos, bonecas, tapetes, entre outros produtos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário