sexta-feira, 6 de abril de 2018

Governo confirma a pavimentação do Coxipó do Ouro

A tão esperada pavimentação vai colocar Coxipó do Ouro entre as principais rotas do turismo da Baixada Cuiabana.

Domingo dia 15/04/18 às 10:30 h. O governador Pedro Taques estará no Coxipo do Ouro para o Lançamento da pavimentação dos 8,5 km e na oportunidade sera oferecido almoço aos presentes por ocasião tambem do aniversario do governador nesta data.


O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luiz Carlos Oliveira Nigro, afirmou em sessão especial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, neste domingo (3) que, o governador determinou que a obra de pavimentação asfáltica da estrada vicinal que liga a área urbana de Cuiabá até o Distrito do Coxipó do Ouro receba tratamento prioritário.

A sessão especial foi uma homenagem “Redescobrindo o Coxipó do Ouro - Rumo aos 300 Anos”. Conforme a equipe do governo, as obras serão em duas frentes: a primeira, a partir do Novo Paraíso (Grande Morada da Serra – CPA), com 17 quilômetros de extensão, e a segunda com 9,2 quilômetros – a partir da MT 251 (Rodovia Emanuel Pinheiro).

O trecho interno, a partir da região norte de Cuiabá (Grande CPA), vai cortar as 13 comunidades do Coxipó do Ouro: - Arraial dos Freitas, Aricá, Batek, Coxipó Mirim, Coxipozinho, Farturinha, Lagoa Encantada, Ponte de Ferro, Recanto Tranquilo, Rio dos Peixes, São Gerônimo, Terra Santa e Vila dos Médicos.

A Prefeitura de Cuiabá vai entrar com o projeto – o secretário municipal de Obras, Marcelo Padeiro Oliveira, é quem coordenou a elaboração do projeto executivo da obra.


HISTÓRIA DO COXIPÓ DO OURO

Embora seja o rio Cuiabá a emprestar o nome à Capital mato-grossense, foi às margens do rio Coxipó que se iniciou a povoação do núcleo urbano que originaria a cidade.

O bandeirante Pascoal Moreira Cabral descobriu ouro rio acima e no dia 8 de abril de 1719, fundou o “Arraial da Forquilha” – denominação referente ao encontro com dos rios Coxipó com o Mutuca -, atual distrito do Coxipó do Ouro.

A região do distrito do Coxipó do Ouro foi palco da primeira missa realizada em Mato Grosso, no ano de 1721, dois anos após a chegada dos bandeirantes em solo mato-grossense. Foi na região do Coxipó do Ouro que teve início a colonização da região central do país. Coxipó do Ouro é mais antigo do que Cuiabá, Mato Grosso, Goiás e Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida no Rio dos Couros – Edição 2025

A tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida foi realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Chácara Sagrada Família, ...