Associação é espécie do gênero Pessoa Jurídica, ou seja, dentre as formas de Pessoas Jurídicas criadas pela lei, uma delas é a Associação.
Uma Associação se constitui pela reunião de pessoas que se organizam com uma finalidade específica, comum, e sem fins lucrativos, conforme nos explica o artigo 53 do Código Civil. Portanto, pode ela ser criada para atuar em área religiosa, moral, cultural, desportiva ou recreativa.
Diante disso pode-se afirmar que uma Associação representa a vontade de todos os seus associados, não do Presidente, não do Conselheiro, não do Fundador, mas dos seus integrantes como um todo.
CONHECENDO O MOVIMENTO COMUNITÁRIO
O Movimento Comunitário no país teve sua origem na resistência contra a ausência do Estado nas políticas Sociais. Com o advento da Constituição de 1988, pôde-se realizar conquistas advindas de lutas e de sangue derramado de centenas de companheiros por participações das comunidades de várias formas.
Em Mato Grosso, o Movimento começa de forma mais efetiva na luta pela moradia. Os municípios do Estado em sua grande maioria foram formados por ocupações e, graças a luta, foi possível urbanizar um grande número de bairros considerados favelas, Porém a luta ainda continua.
O Movimento Comunitário já fez picadas, já interditou ruas, barrou o acesso de autoridades, já ocupou mesas decisivas nos conselhos representativos de classe e fez da luta, o caminho para as conquistas sociais, sempre de forma ordeira e coletiva. Da mesma forma, apoia ações e iniciativas públicas, atua em parcerias com os parlamentares, prefeitos, governadores e outros Poderes na busca de melhoria da qualidade de vidas das comunidades.
O modelo de orçamento participativo delineado por alguns gestores públicos, veio das inúmeras discussões internas realizadas pelo conjunto do Movimento Comunitário, aproximando a população e assegurando o direito de voz e vez do cidadão.
Com a célebre frase do ex-prefeito, coronel José Meirelles quando afirmou que o “Movimento Comunitário é a primeira escola da democracia”, Essa é uma das principais missões da Associação de moradores.
No dia 23/11/2019 as 9 horas haverá a eleição para a próxima gestão da diretoria executiva da AMCO (Associação dos Moradores do Coxipó do Ouro), tendo chapa única registrada nos órgão competentes, ficando da seguinte forma:
Chapa EU AMO COXIPÓ DO OURO
Chapa EU AMO COXIPÓ DO OURO
Presidente: Thiago Calaça Pedroso
Vice Presidente: João Alves da Costa Gonçalves
1º Secretario: Geraldo Jose Costa
2º Secretario: José Antônio de Souza Gaia
1º Tesoureiro: Pedro Ciriaco da Silva Filho
2º Tesoureiro: William Benedito Ribeiro dos Santos
Conselho Fiscal
Conselheiro Fiscal: Jonas Albertino de Amorim
Conselheira Fiscal: Zilda Rodrigues da Silva
Conselheira Fiscal: Francisco da Silva Duarte
Conselheiro Fiscal (suplente): Erivaldo Pedroso – Vadinho
Conselheiro Fiscal (suplente): Vitor da Silva Oliveira
Conselheiro Fiscal (suplente): Lídio Justiniano
Nenhum comentário:
Postar um comentário