quinta-feira, 1 de julho de 2021

Sebrae e CAR-CBA visita comunidade Pai Joaquim no Distrito da Guia em Cuiabá

As Visitas pelas comunidades da zona rural de Cuiabá continuam a todo vapor, hoje dia 01/07 foi a comunidade Pai Joaquim Consultor do Sebrae José Mauro e também pela Diretoria da Central de Associações Rurais - CBA Sr. Thiago Pedroso e Maria Aparecida Araújo Pinheiro, que foram na Gleba Pai Joaquim, Distrito de Nossa Senhora da Guia em Cuiabá, distante 60 km da Capital, o Assentamento Pai Joaquim está dentro da área da Intermat, onde foram assentados 107 famílias há mais de 22 anos, as famílias que possuem lotes na comunidade, em sua maioria sobrevivem da cultura de subsistência, criam pequenos animais e cultivam hortaliças para consumo familiar, as dificuldades são grandes conforme relata a D. Benedita, que possui uma chácara na comunidade, e está com problemas em cultivar algumas frutas, devido à escassez de agua, e a terra não ser de boa qualidade para o plantio, hoje a produtora cria frangos, que complementa sua renda, mas está encontrando dificuldades em tocar seu negócio, devido ao custo de alimentação das aves e a logística para comercializar o produto, diante deste cenário que o Consultor Técnico José Mauro pretende atuar, acompanhando o agricultor familiar e orientando a encontrar o melhor caminho para gerir seu negócio, com a consultoria oferecida pelo Sebrae, o produtor poderá por si só obter equilíbrio nos custos de compras de insumos, para gerar lucros ao final de cada processo de produção, para a Presidente da Associação de Moradores do Distrito da Guia Maria Aparecida, a falta de ajuda dos órgãos públicos do município é muito grande, relata que os agricultores familiares da região, precisam receber orientações por parte da prefeitura ou Empaer referente a produção, hoje os agricultores ficam à mercê de sua própria sorte, para o Presidente da Central de Associações Rurais do Município de Cuiabá- CAR-CBA Thiago Pedroso, a situação dos produtores do Pai Joaquim não é diferente das demais Comunidades que está visitando, a falta de informações e orientações para poderem produzir é muito grande, e quando chega alguma informação ou algum programa vindo da área pública, não dá continuidade, isso faz com que desmotive o agricultor e consequentemente haja uma perda financeira grande.

É preciso rever esta questão de produção nas pequenas áreas rurais de Cuiabá, geralmente quando chega perto dos pleitos eleitorais, a zona rural de Cuiabá se torna terrenos férteis para conseguir votos, a cada ano que passa, fica mais evidente estas ações, no período eleitorais os trabalhos caminham a todo vapor, quando passa as eleições, os agricultores familiares ficam sozinhos novamente, é preciso mudar esta realidade no campo, principalmente para os pequenos produtores rurais do município de Cuiabá.



Um comentário:

  1. E a pura verdade e realidade tudo isso que foi falado! Eu sou da comunidade de Três Pedras ,temos associação e não temos apoio de nem um órgão público,só procura na época da eleição. A comunidade,precisa de Ponte de cimento,transporte,energia muito caro ,não temos condições de pagar,etc.

    ResponderExcluir

Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida no Rio dos Couros – Edição 2025

A tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida foi realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Chácara Sagrada Família, ...