quarta-feira, 20 de outubro de 2021

SEMOB realiza o primeiro Pedal Ecológico no Coxipó do Ouro

O primeiro Pedal Ecológico de 2021 da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (SEMOB) ocorreu na manhã de domingo (10/10) e teve a adesão de quase 500 ciclistas, que percorreram 48 km, tendo como ponto de partida, o Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (av.do CPA), concluindo o percurso no distrito do Coxipó do Ouro. Conforme o coordenador do Pedal da SEMOB, Raimundo Alves Ribeiro, foram 720 inscritos e foram arrecadados cerca de meia tonelada de alimentos para a campanha solidária de fim de ano idealizada pela A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD).

Diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, lembra que o Pedal começou no ano de 2018 para incentivar a mobilidade urbana e uso da Bike dentro do modal de transporte no nosso município e também para incentivar a prática desportiva.

Para o Secretario da SEMOB, Juares Samaniego “O Pedal da Semob acontece todas às terças-feiras e também lançamos neste ano o Pedal Ecológico para os ciclistas conhecer a natureza, essas áreas mais afastadas, até mesmo para alavancar o turismo desses distritos. A adesão tem mostrado que quem participa gosta e adere ao pedal. O Pedal Semob e o Pedal Ecológico foram criados nesta gestão da Prefeitura, que é uma gestão humanizada e que se preocupa para que as pessoas pratiquem esportes”, disse.

Para o Sub Prefeito do Distrito do Coxipó do Ouro Juliano Coutinho, “o evento teve todo apoio da Sub Prefeitura do Distrito, fazendo com que a pratica do esporte que já é bastante intensa na região, seja mais divulgada, lembrando ainda a questão dos equipamentos de segurança, que todo os ciclistas devem usar, e andar sempre na pista reservada para a modalidade”, finaliza Juliano Coutinho.


Jonas Juvenal da Silva, um dos coordenadores do pedal ‘Além da Visão’, para pessoas com deficiência visual, avalia o Pedal da Semob como inclusivo e que garante lazer aos PCDs — Pessoas com Deficiência. “Esse projeto começou no início deste ano com a proposta de promover a inclusão para pessoas com deficiência visual. Percebemos a necessidade neste momento de pandemia, que o isolamento é mais crônico para quem tem deficiência visual e o ciclismo traz para elas mais qualidade de vida e a leva a ser inserida na sociedade que muitas vezes é excludente. Com um grupo com mais de 30 pessoas, o projeto ainda tem poucas bicicletas que são as adaptadas, chamadas de duplas ou tandem, que permite duas pessoas pedalando na bicicleta. Outro motivo do porquê é importante projeto como esse da Semob é porque muitos são privados de estarem em uma academia , parque e outros. Eles aqui, estão mostrando a cara e mostram que são capazes”, elogiou.


Com deficiência visual, o atleta paraolímpico, Tiago Lima, foi o idealizador do projeto ‘Além da Visão’. “Conhecendo a realidade de outros estados fui buscar informações sobre esse projeto de ciclismo para pessoas que têm deficiência visual. Esse projeto é de inclusão. Temos o guia e o guiado na bicicleta, mas ainda precisamos de incentivos e de políticas públicas voltados para nós e para todos , porque todos irão envelhecer um dia. As políticas públicas que pedimos são ciclovias, melhoramento das calçadas e mais projetos como esse da Semob”, relatou ele.

Para o Presidente da Associação de Moradores do Coxipó do Ouro Thiago Pedroso, “o Coxipó do Ouro está se tornando referência para a realização de eventos, tanto de Bikes quanto de Motos, onde são realizados vários eventos durante os ano, fazendo assim com que os órgão públicos tenham mais responsabilidade na questão de preservar o meio ambiente, criando projetos que concilie preservação e turismo ao mesmo tempo” conclui Pedroso.

Coxipó do Ouro recebe muitos visitantes da área do ciclismo, que acaba movimentando de certa forma a área econômica da comunidade, mas que ainda é preciso adaptar muito, para estarem preparados a oferecer bons serviços aos turistas em geral, que visitam frequentemente o Distrito do Coxipó do Ouro para contemplar a natureza.

Por Fernanda Leite




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida no Rio dos Couros – Edição 2025

A tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida foi realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Chácara Sagrada Família, ...