quinta-feira, 18 de maio de 2023

SEAF REUNE COM LIDERANÇAS RURAIS DO MUNICIPIO DE CUIABA

A Secretaria de Estado Agricultura Familiar – MT- SEAF, Através do secretário Adjunto Luluca Ribeiro, reuniu com diversas lideranças da agricultura familiar do município de Cuiabá, a reunião ocorreu na manhã de quarta-feira (17/05), na sede da SEAF em Cuiabá, e contou com a participação da Empaer através da coordenadora Denise Guterres, do presidente da Central de Associações Rurais de Cuiabá (CAR-CBA) Srs. Thiago Pedroso e Almindo Reis, com os diretores do PAA do estado Sr. Jean e Sirlene, e o Sr. Marquinho Assessor do Dep. Botelho, segundo secretário Luluca a reunião foi convocada para levantar demandas das comunidades rurais, principalmente as demandas que necessitam de equipamentos para produção,“ precisamos mapear as áreas produtivas do município, para poder fazer projetos que atendam de fato o agricultor familiar, hoje a SEAF juntamente com Governo do Estado e Assembleia Legislativa MT, está oferecendo calcário, kit Irrigação, ordenhadeira, caixa de abelhas, barracas feira livres e equipamentos agrícolas entre outros materiais que podem dar suporte a área produtiva de Cuiabá, basta estar com a documentação das associações apta e enviar o projeto “ , finaliza Luluca.

Para Ozania de Jesus Barcelo Sousa Presidente da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Marcolana no distrito do Aguaçú, “ A colaboração da Secretaria é fundamental para alavancar a nossa produção, fomos contemplados com , caminhonete, poço artesiano, carreta, plantadores de mandioca, máquinas e equipamentos para que os agricultores que possibilitaram aumentar a produtividade de forma mecanizada, isso fez toda diferença para nós da Marcolana “ finaliza D. Ozania.

Thiago Pedroso Presidente da Central de Associações Rurais do município de Cuiabá-CAR-CBA, destaca a importância da regularização dos documentos das associações nas comunidades rurais, “ as associações rurais nas comunidades precisam estar aptas para receberem os benefícios do governo, a SEAF é um exemplo disso, todas as associações que apresentaram algum projeto foram atendidas, sendo assim, a Central de associações está pronta para ajudar os Presidentes das associações a requerer os benefícios que as comunidades necessitam”, conclui Thiago.

A maior dificuldade encontrada no campo é a falta de informações, e muitas das vezes quando as informações chegam, vem através de pessoas poucas capacitadas ou com viés político, não importando com o futuro do agricultor, procurar uma entidade representativa da categoria, muitas das vezes pode significar a mudança no campo, uma mudança com responsabilidades sociais e econômicas, podendo gerar empregos e rendas para as famílias da agricultura familiar.
   





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida no Rio dos Couros – Edição 2025

A tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida foi realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Chácara Sagrada Família, ...