terça-feira, 22 de agosto de 2023

Líderes comunitários debatem cuidados com patrimônio público

Vinte e sete lideranças comunitárias de Cuiabá participaram, na quarta-feira (9), de um encontro com a Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa do Patrimônio Público e promotores de Justiça da Capital, com o objetivo de fomentar práticas inovadoras relacionadas aos cuidados com o patrimônio público. De portas abertas à comunidade, o Ministério Público de Mato Grosso ouviu reivindicações e propôs uma articulação junto à população para adoção de medidas proativas na busca da resolução efetiva das demandas na esfera extrajudicial.

Para o procurador de Justiça titular da Especializada, Edmilson da Costa Pereira, o principal legado do encontro foi a interatividade e a aproximação da instituição e dos seus membros com líderes comunitários. “Colocamos que o Ministério Público pode participar de todas as iniciativas das associações de bairro que envolvam a comunidade e explicamos como eles podem acessar o órgão. Mas, sobretudo, estimulamos que eles adotem medidas coletivas para envolvimento comunitário de modo que, a partir daí, se for o caso, provoquem o Ministério Público”, contou. O procurador de Justiça buscou conscientizar as lideranças a respeito da perspectiva de que o patrimônio público precisa ter vida longa e ser um legado para gerações futuras, bem como despertar o interesse de trabalhar esse tema junto à comunidade, de modo a estimular o empoderamento da população.

Ao defender que a matéria seja introduzida na pauta de discussões das associações de bairros, leu um trecho do artigo recém-publicado por ele que diz: “O tema em questão precisa integrar a rotina da comunidade. As associações comunitárias, por meio de seus dirigentes podem nortear ações proativas, inserindo autoridades, meios de comunicação, estudiosos da matéria, dentre outros, em encontros, reuniões, audiências públicas, etc., onde moradores e empreendedores de determinada área possam debater o assunto de forma construtiva, lúdica e não apenas reativa a eventuais negligências.”

Também participaram do encontro os promotores de Justiça do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público e Probidade Administrativa Clóvis de Almeida Júnior, Gustavo Dantas Ferraz e Lindinalva Correia Rodrigues. Eles reforçaram a mensagem de que o MPMT está de portas abertas, buscando uma mudança de chave na atuação para a efetiva solução dos problemas, de maneira proativa, e não somente na seara da responsabilização após o fato ocorrido.

ANA LUÍZA ANACHE




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida no Rio dos Couros – Edição 2025

A tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida foi realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Chácara Sagrada Família, ...