domingo, 14 de abril de 2024

100 anos da Senhora Francisca Honória de Oliveira.

Dona Francisca Honória de Oliveira, popularmente conhecida como Chiquinha, grande baluarte do Coxipó do Ouro, moradora da comunidade São Jeronimo, de família raiz (Oliveira) e nata da região e que faz 1 século de vida hoje (14/04/2024) esbanjando conhecimento secular. Mulher de fibra, pois ela é espelho para muitas gerações atuais e vindouras.


É ela quem conta com suas vivências, histórias que podemos contar aos nossos filhos e que irão contar para os seus netos, assim mantendo viva a nossa cultura e tradição.


Quando mais jovem os Hobbies dela era dançar siriri, folclore regionais, dança de São Gonçalo, cozinheira de prato cheio, amava cozinhar nas festas tradicionais do distrito do Coxipó do Ouro, fazia banha, linguiça, bolo de arroz, biscoito de fubá de milho, tem um carinho imenso pelas comadres e amigas, participativa na comunidade.


Devota de São Benedito e Divino Espirito Santo, agricultora rural e parteira, foi casada com o senhor Feliciano Monteiro de Oliveira (in memorian), onde tiveram 7 filhos: Jose Valentim de Oliveira (faleceu 13 anos de idade), Olívio Monteiro Oliveira, Jorgina Francisca de Oliveira, Guilherme Jose de Oliveira , Thomaz de Aquino de Oliveira, Dionizio Justino de Oliveira (falecido em 2023), João Benedito de Oliveira (bocão), adotou mais um filho Alexandre Paes de Oliveira; tem 22 netos e mais bisnetos e tataranetos que se perdem a conta.


Por motivos de saúde a família não pôde realizar a celebração planejada de hoje, que seria com grupos de siriri e com o rei do rasqueado Roberto Lucialdo, mas os amigos e familiares pedem a compreensão e solicita orações pela sua recuperação.


100 anos de histórias incríveis e algumas delas foram escritas com você!


Atenciosamente
A Diretoria
Central de Associações Rurais do Município de Cuiabá (CAR-CBA)
  






Nenhum comentário:

Postar um comentário