sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comemorações 305 anos de Cuiabá


No dia 8 de abril, Cuiabá esteve em festa, comemorando seus 305 anos de história e tradição, as celebrações foram organizadas através da Arquidiocese de Cuiabá e Ação Social, como forma de homenagear o Senhor Bom Jesus de Cuiabá, padroeiro do Estado de MT e de sua capital Cuiabá (Lei Estadual 11.101 de 26/03/2020 e Lei Municipal 6486 de 12/12/2019), nesses 305 Anos da capital e teve a realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso e Assembleia Legislativa de Mato Grosso via emendas dos deputados Botelho, Dilmar Dalbosco, Júlio Campos e Dr. João, com apoio cultural da Prefeitura de Cuiabá, Associação de Moradores de São Gonçalo Beira Rio, Refrigerante Marajá, Top Serviços Terceirizados, Papelaria Universitária, Central de Comitivas de MT, Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, Policia Militar do Estado de MT, Bombeiro Militar, Marinha do Brasil, Pedal da Semob, Due Digital, Grupo de Carros Antigos Os Pinga Óleo, Grupo de Moto MT Group, Marina Beira Rio, Comunidade Coxipó do Ouro e Jurumirim e família Monteiro, Central de Associações Rurais do Município de Cuiabá, Lions Clube Cuiabá, Loja Maçônica Guardiões da Amizade, Rancho Comitiva Mais Mió de Bão, Estancia Vó Sinhá, Cebs, Cebi e o Grupo de divulgação do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
 

Em sua Sétima edição as festividades tiveram programações que começaram no sábado (06/04) e seguiu até o dia segunda-feira (08/04). Iniciou com a tradicional Cavalgada, pedal, carreata de carro antigos, Encontro de Motos, Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Romaria Fluvial, Caminhada da Fé, Culto Macro Ecumênico e apresentações regionais.

Dia 06, saindo do Marco Zero no Bairro São Gonçalo Beira Rio com a largada sendo conduzido pelo morador do bairro, Sensei Wesley Souza Vice Campeão Mundial de Karate disputado em Malta na Europa em Março de 2024 o qual todo ano ele é voluntario nas celebrações do Senhor Bom Jesus.

Assim a imagem do Padroeiro da Capital foi entregue à Comitiva de Cavalgada, que iniciou as 8h, teve como ponto de concentração o Rancho “Os mais Mió de Bão”, no Recanto Seriema (Jardim Imperial), almoço na comunidade Coxipó mirim Igreja Nossa Senhora da Penha de França, jantar no Coxipó do Ouro e narração de Sabia Ribeiro. Carregando a imagem do Senhor Bom Jesus, os cavaleiros fizeram a "Rota do Ouro", mesmo caminho que os Bandeirantes Paulistas fizeram em 1719. O evento é em parceria com a Associação Central de Comitivas de Cavalgadas de MT.
 

No dia 7 de abril (domingo), às 6h foi a vez da carreata com carros antigos, que saiu do local onde foi rezada a primeira missa na região do Centro-Oeste Brasileiro na Vila do Coxipó do Ouro, chegando ao Parque das Águas as 8h, onde houve o encontro com o grupo do Pedal para o passeio ciclístico.


Do Parque das Águas a equipe do Pedal recebeu a imagem de Bom Jesus de Cuiabá, e partiram juntamente com a equipe de carros antigos, conduzindo a imagem novamente para a comunidade São Gonçalo Beira Rio.
Na comunidade São Gonçalo Beira Rio, a equipe do Pedal estava sendo aguardado pelo grupo de motos, que após o café da manhã, ficou encarregado de levar a imagem até a cidade de Santo Antônio de Leverger, para a equipe das embarcações, onde no dia 8 de Abril conduziu a imagem de Bom Jesus até a Orla do Porto em Cuiabá.

Dando continuidade das modalidades no dia 8 de abril (feriado), para celebrar de forma bem especial o dia do aniversário de Cuiabá, às 6h30, foi celebrada a Santa Missa na Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, presidida pelo Arcebispo de Cuiabá Dom Mario, que contou com diversas autoridades, destacando o Prefeito da cidade Emanuel Pinheiro e o Presidente da Assembleia Legislativa de MT deputado Estadual Eduardo Botelho e com os atores Glauber Couto, representando o Senhor Bom Jesus e atrizes mirins Valentina Padilha (8 anos) Nossa Senhora de Guadalupe, Sarah Padilha (6 anos) Nossa Senhora Aparecida e Maria Manuela Calaça Pedroso (3 anos) representando Nossa Senhora das Graças. Após a Santa Missa, a população acompanhou a apresentação da banda do Exército Brasileiro, na Praça da República às 7h30.




Enquanto isso, em Santo Antônio de Leverger, às 8h iniciava a Romaria das Águas, onde partiram em direção a Orla do Porto em Cuiabá, sendo recepcionado com um almoço aos navegantes.



As 16h aconteceu a Caminhada Fé (Orla do Porto) onde os Fiéis seguiram caminhando juntamente com o ator Glauber Couto que peregrinou representando o Senhor Bom Jesus de Cuiabá com cantos religiosos até a Praça Alencastro no Centro da Capital, as 18h com a chegada do pessoal da Caminhada da Fé, ocorreu o Culto Macro Ecumênico na Praça Alencastro.
 




E para enriquecer ainda mais a experiência cultural, na Praça Alencastro, o público que compareceu ao evento, pode apreciar uma série de apresentações artísticas e regionais, com os cantores Roberto Lucialdo, Dilson de Oliveira, João Eloy, Gilmar Fonseca, Oliveira Júnior, Turma do Bill, grupo de Siriri Flor do Atalaia e a banda de lambadão com o grupo Novo Som, que animou o público com seus talentos musicais até as 23 horas. Além disso, não faltaram opções gastronômicas para os presentes, com barracas oferecendo o melhor da culinária regional.
  



Para Thiago Pedroso, voluntario todo ano na realização do Evento, relata com entusiasmo como foram as festividades realizadas, “Foram três dias de intensa movimentação, onde cada grupo apresentou o melhor, desde o início com a Cavalgada até a celebração Macro Ecumênico na praça Alencastro foi um sucesso, Cada Categoria teve um significado e um papel importante, realizando essa grande evangelização e peregrinação pela cidade, mostrando que Cuiabá tem historia, cultura, pontos turísticos e diversas atividades esportivas”, finaliza Thiago.

Padre Felisberto idealizador do projeto e organizador do evento destaca a união entre os participantes, “A Colaboração e o empenho que todos tiveram na Comemoração de aniversário de Cuiabá e na Caminhada com Bom Jesus, demonstra que é possível darmos as mãos e vivermos em comunhão, buscando sempre um mundo melhor”, conclui Padre Felisberto.

Para Dom Mario Antônio da Silva, 6º Arcebispo Metropolitano de Cuiabá, celebrar o aniversário nos seus 305 anos, juntamente com as festividades do Padroeiro da cidade, Bom Jesus de Cuiabá, é um momento de alegria, de fé e de esperança para toda a população.

Abaixo segue alguns links com reportagens sobre o evento:

Coletiva de Imprensa

Cavalgada

Encontro de motos

Santa Missa

Praça Alencastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário