segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Reunião Comissão e Agricultura e Desenvolvimento Rural na Câmara Municipal de Cuiabá

Durante a primeira reunião da Comissão de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Rural, na tarde desta quinta-feira 23/01/2025, na Câmara de Cuiabá, a vereadora Baixinha Giraldelli (Solidariedade) destacou que o grupo será responsável por deliberar projetos de lei, proposições, assuntos que sejam relevantes para os produtores e que valorizem a categoria e a agricultura familiar.

A vereadora destacou a luta dos produtores rurais que precisam de apoio para garantir seus direitos.
"É importante frisar que vamos debater a reforma agrária, a conservação da terra e o manejo de insumos, entre outros temas. O valor do produtor é indiscutível, e vamos lutar pelos direitos deles. Nossos pequenos produtores precisam ser valorizados, pois sem a agricultura familiar a cidade não se desenvolve", disse a parlamentar.

Na ocasião, Baixinha pontuou que a agricultura é um instrumento eficaz de indução de desenvolvimento econômico e justiça social, que deve ser mais debatido e valorizado sempre. "Essa Comissão terá o dever de levar ações e garantias que possam assegurar essas famílias do campo. Quero que o produtor esteja comigo unido para lutar pela categoria", comentou Baixinha.

A presidente da comunidade Bairrerinho, Stephany Maristan agradeceu a parlamentar. "Agradeço o seu apoio e queremos que isso vá à frente. Queremos sim equipamentos, tratores, calcários. Obrigada vereadora, que essa luta continue e que a gente seja valorizada”.

O senhor Joel da comunidade Santa Tereza e o senhor Braulino no Rio dos Couros lembraram que a falta de equipamento nas comunidades tem dificultado o trabalho do pequeno agricultor. “Nós somos mais de 15 comunidades, tem um trator para essas 15 comunidades. Santa Tereza está a 79 quilômetros daqui do distrito de Cuiabá, e na região tem um trator. Mas, ele não consegue atender a demanda de todos. No período produtivo não consegue, no Santa Tereza não tem um trator para que o produtor consiga trabalhar a terra e produzir", explicou o senhor Joel.

Nesta reunião também foi apresentado pelo Presidente da Central de Associações Rurais - CBA Thiago Pedroso, um pouco da história da Associação Central e a forma de atuação no município de Cuiabá, onde a CAR-CBA teve o início em 16 de fevereiro de 2020 na Comunidade Rio dos Médicos com a fundação da entidade, onde contou com a participação das Associações de micros, Pequenos e Médios Produtores e Moradores das Zonas rurais do Município de Cuiabá/MT, que juntos trabalharam para montar uma organização forte, representativa e independente para as áreas Rurais de Cuiabá, sem ligação política partidária, com participação somente de Presidentes e Vices Presidentes de Associações Rurais Do município, com finalidade de trabalhar para solucionar problemas macros das comunidades, e o melhor, contando com o apoio de todas as associações comunitárias que desejarem participar, com o passar dos anos a entidade passou a ter muita força junto a sua base na área Rural, com isso, vem realizando projetos que foram levados ao conhecimento do poder público e privado e em sua maioria sendo contemplados, fazendo o caminho inverso do que acontece hoje, onde em sua maioria das vezes é o poder público que oferece projetos e que acabam não atendendo de forma permanente as famílias rurais do município.

A CAR-CBA é uma entidade que tem o objetivo de trabalhar em conjunto com todas as comunidades rurais do município de Cuiabá, tratando principalmente na soluções de questões macros na parte organizacional como:

• Saúde,
• Educação,
• Segurança,
• Produção,
• Questões jurídicas/Sociais,
• Agenda Cultural, Esporte e Lazer
• Previdenciárias,
• Regularização de Associações,
• Orientações e valorização a Presidentes,
• Regularização fundiária e várias outras questões de necessidades comuns entre todas as comunidades rurais.

A vereadora acrescentou que tem que fazer uma luta grande porque existem verbas para buscar que são direcionadas para este auxílio. "Temos verbas do PRONAF (Programa de Fortalecimento da Agricultura) e plano Safra para os pequenos produtores. É que essa verba tem que chegar realmente pra quem precisa para quem planta para quem está na terra", finalizou.

Estiveram presentes os representantes das comunidades rurais Thiago Pedroso da Central Associações Rurais, Braulino Pinto da Silva e Silvana do Rio dos Couros, Stephany Maristan Pedraza dos Santos do Barreirinho, Alessandra Carneiro da Mineira (Aguaçu), Davino Lima do Aricazinho, Joel da Santa Tereza, Cida Figueiredo da Três Pedras.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida no Rio dos Couros – Edição 2025

A tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida foi realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Chácara Sagrada Família, ...