segunda-feira, 17 de março de 2025

Votação projeto de Lei que Institui a data comemorativa da primeira missa de Cuiabá

Dia 18/03/2025 as 10:30 hr na Câmara Municipal de Cuiabá será realizado a votação do Projeto de Lei nr. 3208/2025 que Dispõe sobre a Instituição da data comemorativa da primeira missa celebrada no município de Cuiabá, e da Outras providencias. Indicação realizada pela vereadora Maysa Leão.

Cuiabá completou oficialmente 300 anos de existência em 2019. Mas a história de toda esta região e consequentemente do Estado de MT começou através do Coxipó do Ouro. Aproximadamente no encontro do Rio Mutuca com o Coxipó, o bandeirante Pascoal Moreira Cabral encontrou ouro de aluvião. Ele e a comitiva estavam mais interessados nos índios coxiponés, mas a bravura dos mesmos fez com que a exploração do ouro valesse a viagem. A atividade do garimpo então turbinou a localidade que passou a chamar-se Arraial da Forquilha.

No dia 08/04/1719 Pascoal Moreira Cabral, às margens do rio Coxipó, assinou a ata da fundação da então Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá para garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo.
 


No Jubileu de 300 anos da primeira missa, a associação de moradores realizou um grandioso evento dia 21/02/2021, Celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá Dom Milton Antônio dos Santos, Padre Felisberto Samoel da Cruz e Pároco da comunidade Pedro Canisio.

O Distrito do Coxipó do Ouro se reuni todo ano dia 21/02 para celebração que relembra a primeira missa rezada em Cuiabá, em 21 de fevereiro de 1721.


De acordo com a moradores da comunidade, a tradicional missa em comemoração à primeira missa rezada em solo cuiabano era realizada anualmente desde 1971 até o ano 2000, quando deixou de ocorrer, sendo retomada em 2016.
Atualmente, quem visita Coxipó do Ouro tem a oportunidade de fazer um passeio pela história, através de visitação na Igreja, casarões e conhecer famílias tradicionais (Strobell, Freitas, Ferreira dos Santos, Stumpp, Azevedo, Morbeck, Pedroso, Oliveira, entre outras) e um rio propicio a banho.

É importante que este movimento de celebração da primeira missa chegue a toda população cuiabana e que aqueles que vieram de longe, que escolheram Cuiabá para morar, conheçam um pouco da história dessa capital.
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida no Rio dos Couros – Edição 2025

A tradicional Festa de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida foi realizada nos dias 26 e 27 de abril de 2025, na Chácara Sagrada Família, ...