O JUBILEU DE 300 ANOS da Celebração no Coxipó do ouro em comemoração a Primeira missa realizada na região central do Brasil em 21 de fevereiro de 1721. Pelo Padre Jerónimo Botelho.
Cuiabá completou oficialmente 300 anos de existência em 2019. Mas a história de toda esta região e consequentemente do estado começou através do Coxipó do Ouro. Aproximadamente no encontro do Rio Mutuca com o Coxipó o bandeirante Pascoal Moreira Cabral encontrou ouro de aluvião. Ele e a comitiva estavam mais interessados nos índios coxiponés, mas a bravura dos mesmos fez com que a exploração do ouro valesse a viagem. A atividade do garimpo então turbinou a localidade que passou a chamar-se Arraial da Forquilha.
![]() |
Encontro Índio e Bandeirante |
![]() |
Assinatura da ata de fundação de Cuiabá |
Evento organizado pela Associação de Moradores do Coxipó do Ouro (AMCO) e a Coordenação da Igreja Nª Sra. do Rosário.
A Missa do Jubileu 300 anos foi Celebrada pelo Arcebispo Metropolitano de Cuiabá Dom Milton Antônio dos Santos, Padre Felisberto Samoel da Cruz e Pároco da comunidade Pedro Canisio.
Estiveram presentes, além da comunidade, a Sra Secretária de Turismo do Município Iracilda Botelho, a Digníssima Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Neila Barreto, presidente do Lions Clube Centenário Helen Keller Abílio Camilo Fernandes, Thiago Calaça Pedroso Presidente da Associação de Moradores do Coxipó do Ouro e da Central de Associações Rurais de Cuiabá e Francisco das Chagas Rocha representando a cultura cuiabana. As famílias que participaram receberam a lembrança do evento.
Após a celebração da missa, houve homenagens aos ex-presidentes da Associação de Moradores do Coxipó do Ouro e plantio de 130 mudas de arvores com a Instituição Lions Clube que é um grande aliado da comunidade que é berço histórico de Cuiabá e MT.
![]() |
Convite do evento |
Link da transmissão da missa
Nenhum comentário:
Postar um comentário